terça-feira, 17 de abril de 2012

Tromboembolismo Pulmonar


   O termo, tromboembolismo pulmonar (TEP), refere-se ao transporte de coágulos sangüíneos, trombos, desenvolvidos em algum local da circulação venosa sistêmica, com posterior impactação dentro de um ou mais ramos da artéria pulmonar. É importante compreender o TEP não como uma desordem isolada, mas, sim, como uma complicação da trombose venosa profunda (TVP).

    A grande maioria dos pacientes são assintomáticos ou evidenciam sinais clínicos que só serão reconhecidos retrospectivamente. O diagnóstico clínico do TEP, bem como da TVP, é muito pouco confiável. A clássica dispnéia, de início súbito e inexplicável, sugere o diagnóstico de TEP. Freqüentemente, é o único sintoma clínico encontrado. Outras manifestações clínicas, como dor torácica do tipo pleurítica e hemoptise, associadas ao infarto pulmonar, também são sugestivas de TEP, mas não são a regra.

   Para fins didáticos, costumam-se dividir as formas clássicas de apresentação clínica do TEP em: Maciço e Submaciço, que podem apresentar formas com variados graus de gravidade, ou ainda serem acompanhadas de infarto pulmonar e hipertensão pulmonar. 

    Os sinais e sintomas clínicos, acompanhados de uma anamnese detalhada, não são suficientes para fazer o diagnóstico de TEP, podendo apenas sugeri-lo.
   A radiografia de tórax pode ser normal ou mostrar sinais inespecíficos como atelectasia, cardiomegalia, derrame pleural, infiltrados. Há duas situações onde o Raio-x pode reforçar a hipótese de TEP: 1. Paciente com fatores de risco e inicio súbito de dispnéia, cujo o exame é normal (dissociação clínico-radiológica), 2. presença de sinais clássicos de TEP como Westermark (oligoemia focal) e corcova de Hampton (infiltrado em forma de cunha - infarto pulmonar).
     A Angio Tomografia permite visualizar as estruturas arteriais no exato momento em que elas recebem uma carga de contraste, permitindo a visualização de trombos intraluminais. É o exame de escolha para investigação inicial. Um artifício que aumenta a sensibilidade do exame foi sua extensão para pelve e grandes veias proximais dos membros inferiores (coincide com a fase venosa do contraste).
   Além disso, a Angio TC é um exame que auxilia no prognóstico, a dilatação do ventrículo direito pode ser notada durante o exame, e quintuplica o risco de mortalidade!!
   A Arteriografia Pulmonar é o método padrão ouro para o diagnóstico, realizado através de cateterismo da artéria pulmonar. O TEP pode ser evidenciado pela falha de enchimento no leito arterial pulmonar, ou então,  a interrupção abrupta de um vaso. Sua principal indicação é como método confirmatório nos casos que receberão tratamento intervencionista endovascular. 


Imagem de TC evidenciando falhas de enchimento 
na artéria pulmonar direita, interlobar direita e esquerda.







Nenhum comentário:

Postar um comentário