sexta-feira, 20 de abril de 2012

Osteoporose

    Embora a osteoporose seja frequentemente considerada uma doença silenciosa, sua apresentação mudou dramaticamente nas últimas décadas. Anteriormente, fraturas das vértebras, com ou sem perda da altura, eram as queixas mais frequentes. Até recentemente a fratura de quadril em pacientes idosos, que pode ser uma manifestação tardia da osteoporose, frequentemente foram consideradas traumáticas, mas não metabólicas. Do mesmo modo, fraturas de punho, em mulheres na fase inicial da pós-menopausa, que são uma indicação sentinela de osteoporose subjacente foram tratadas pelos ortopedistas, sem pensar em qualquer alteração óssea. Agora as queixas mais frequentes apresentadas é a baixa medição na densitometria óssea, feita de rotina. 
     Como a massa óssea é apenas um dos vários fatores de risco, ourtas manifestações da doença devem ser consideradas, como perda de mais de 5 cm de altura, indicando fratura prévia de vértebra. Uma história clinica de fraturas de pulso ou de tornozelo é outra indicação de osteoporose subjacente e pode ser a primeira manifestação da doença em mulheres mais jovens pós-menopausa. Fraturas por compressão da coluna vertebral com o mínimo estresse é outra queixa apresentada. Essas fraturas causam dor nas vértebras lombares médias e torácicas inferiores que podem irradiar para os flancos ou anteriormente. 
    Lordose cervical e cifose dorsal são manifestações menos frequentes em mulheres mais jovens. Fraturas de quadril resultando em lesão de colo do fêmur geralmente ocorrem após uma queda. 
    O diagnóstico pode ser feito, dessa forma,  por um radiologista através de uma radiografia simples. A única região do esqueleto que pode fornecer o diagnóstico de osteoporose mesmo na ausência de história de fratura é a coluna. Os principais sinais radiológicos encontrados na coluna dorso-lombar são: redução difusa da densidade óssea, acentuação das corticais ósseas dos corpos vertebrais, acentuação do trabeculado ósseo vertical e alterações das formas dos corpos vertebrais – vértebras bicôncavas, achatadas, acunhadas ou por compressão, que refletem diferentes graus de fraturas. Podem ser únicas ou múltiplas.


Radiografia de coluna torácica em perfil mostrando radiolucência, fraturas por compressão, e cifose na coluna vertebral de uma paciente com osteoporose




Atualização Terapêutica 2007
Cecil - Tratado de Medicina Interna

Nenhum comentário:

Postar um comentário